Início

Envenenamento

envenenamento de cão       Os animais podem se intoxicar ao engolir alguma coisa que achem gostosa, como uma barra de chocolates (VEJA EM Cão+chocolate= Veneno), isca de rato, plantas venenosas, frascos inteiros de comprimidos, etc. 
       Os tóxicos produzem uma ampla gama de sintomas que podem desenvolver em minutos ou apenas dias depois. Os sintomas dependem do tipo de substância tóxica, da quantidade e do animal.

     Em caso de intoxicação  leve o animal ao veterinário imediatamente, mas para ganhar tempo você pode salvar a vida dele com um pronto atendimento feito por você mesmo.


Faça isto já!!!

FAÇA SEU ANIMAL VOMITAR - mas somente se ele estiver totalmente consciente.
Primeiro, dê uma ligeira refeição para o animal. Se ele não quiser comer, ofereça algo especial, que ele adore. Depois, dê água oxigenada 10 vol. (1 ou 2 colheres para cada 5 kg do animal) para que ele vomite. Em 5 minutos ele deve vomitar. Repita se for necessário dando um tempo de 5 minutos entre as doses.

MOSTRE A EMBALAGEM PARA O VETERINÁRIO - Se você sabe qual a substância intoxicou seu animal, leve o produto ou o rótulo para que o veterinário possa ver. Também leve uma amostra do vômito para o veterinário.

 ***** EM CASO DE SUBSTÂNCIA CÁUSTICA*****
Alguns venenos cáusticos, como alvejantes, amônias, querosene, óleo de motor queimam enquanto descem para garganta, e causam o mesmo estrago ao fazerem o caminho de volta, por isso NÃO PROVOQUE O VÔMITO de maneira alguma. Em vez disso, embeba um pedaço de pão em 2 colheres de óleo mineral ou vegetal e dê para o animal. Também ofereça água ou leite a vontade.


SUBSTÂNCIAS TÓXICAS COMUNS:

- Ácidos (alvejantes, limpadores a seco)
- Amônia, detergente
- Chocolate amargo
- Produtos antipulgas
- Chumbo
- Analgésico (aspirina, acetaminofeno, ibuprofeno)
- Iscas para pragas
- Produtos derivados de petróleo (óleo de motor, gasolina, tinta, tíner, querosene)