Convulsões

crise convulsiva      As convulsões em cães podem ser causadas por uma pancada na cabeça devido a um acidente de carro ou uma queda; pela baixa taxa de açúcar ou de cálcio no sangue; por alguns venenos ou por problemas renais ou hepáticos. As convulsões em cães que acontecem pela primeira vez em um animal acima de 6 anos normalmente são consequências de um tumor no cérebro. 
    Alguns animais nascem com esse problema, que pode ser hereditário, e podem começar a ter convulsões por volta dos 6 meses. Durante as crises eles podem cair, chorar, agitar as patas descontroladamente, perder a consciência e urinar e defecar involuntariamente. As convulsões duram normalmente apenas alguns minutos ou segundos e não são perigosas, a não ser que continuem por muito tempo (mais de 5 minutos)

    Os primeiros socorros podem ajudar o animal a se recuperar mais rápido e prevenir ferimentos, mas é importante que leve ao veterinário no mesmo dia para que ele examine mais a fundo.


FAÇA ISTO JÁ:

crise de convulsão- LEVE O ANIMAL PARA UM LUGAR SEGURO: Os animais não conseguem engolir a língua, portanto não tente colocar nada na boca de seu animal, ou você poderá ser mordido. No entanto, ele pode se machucar durante uma convulsão, se cair ou bater contra algum objeto. Use toalhas para levanta-lo e movê-lo de um lugar alto, longe de escadas e objetos em que possa bater.

- MATENHA-O FRIO: Uma convulsão queima uma quantidade enorme de calorias e pode rapidamente superaquecer o seu animal. Ligue o ar condicionado ou um ventilador para manter o ambiente fresco.

- DIMINUA OS ESTÍMULOS: Ruídos externos ou visuais podem prolongar uma convulsão ou provocar outra. Não toque ou fale com seu animal durante a convulsão, exceto para movê-lo para um lugar mais seguro. Desligue qualquer música e diminua as luzes.

- DÊ MEL A ELE: A hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) pode causar convulsão, se não comerem o suficiente em horas certas. Mesmo que seja impossível detectar se a convulsão é por hipoglicemia, você pode pingar mel  ou passar açúcar nas gengivas do seu animal, onde serão absorvidos pelas mucosas. É importante que isso seja feito durante a convulsão.


PARA CONVULSÃO CAUSADA POR UM FERIMENTO NA CABEÇA:
Evite movimentar o cão mas coloque-o sobre uma superfície plana, como uma tábua, para transporta-lo até o veterinário.