Parvovirose canina tem cura?


     A parvovirose canina é uma doença muito contagiosa, que leva a óbito 80% dos animais acometidos e é transmitida pelo contato de um animal para o outro e é uma doença muito comum em cães, mas principalmente em filhotes. Na maioria das vezes o parvovírus é mortal se não for tratado a tempo. A parvovirose é uma doença de difícil tratamento, pois o parvovírus é muito resistente. O ideal é que se fique atento aos primeiros sinais da doença.


SINAIS DA PARVOVIROSE CANINA

    Vômito, letargia, anorexia, grande perda de peso, febre sendo a diarreia com sangue é  principal característica da parvovirose.
    Após cinco dias da infecção, os sintomas da doença começam aparecer. O vírus tem predileção pelo intestino, por isso causa diarreia fétida e sanguinolenta. O vômito é um dos primeiros sinais da parvovirose, então por ser confundida com outras doenças, o proprietário acaba não levando ao veterinário a tempo. Por isso é muito importante procurar atendimento médico logo no ínicio dos sintomas para que ainda haja tempo de cura, seja para parvovirose ou para outras doenças.


DIAGNÓSTICO

      Não se deve diagnosticar a parvovirose canina somente pelos sinais, pois eles podem se confundir com outras doenças, por isso é necessário fazer exame sorológico ou o   Teste rápido para parvovirose que existe hoje no mercado, onde o resultado sai na hora, e leva a uma maior chance de cura se começar o tratamento a tempo.


TEM CURA?

      Sim! Mas é importante ressaltar que o sucesso do tratamento depende muito do estágio da doença que o cão se encontra, pois mesmo com um tratamento mais eficiente alguns cães podem não responder ao tratamento. Alguns cães podem precisar de transfusão de sangue pelo fato de perderem muito sangue pelas fezes. 
     O Veterinário irá iniciar com uma fluidoterapia intra venosa. A esse tratamento será associado antibióticos, antiemético, soro ringer com lactato, e outros componentes que o médico veterinário considerar necessário. Na maioria dos casos o cão deve ficar internado até que o quadro do animal tenha uma melhora. Lembrando que este animal deve ficar em local isolado de outros cães e quando sair o local deve ser desinfectado.


PREVENÇÃO

       A melhor maneira para se prevenir a parvovirose canina é através da vacinação, principalmente quando ainda é filhote. Todo filhote deve receber a primeira dose da vacina com 45 dias de vida, e depois mais 2 doses com 30 e 60 dias. Mas para manter essa proteção é necessário receber uma dose da vacina a cada ano. 
      É primordial também a desinfecção com água sanitária de locais que estiveram outros cães contaminados, e permanecer pelo menos 6 meses sem colocar outro cão no mesmo local.