Cão + Chocolate = VENENO!

    Se você é daquele tipo de dono que adora dar migalhinhas de comidas para agradar seu cão, e até mesmo aquele pedacinho de chocolate, você pode estar colocando seu cão em um sério risco de morte. O chocolate é um doce inofensivo para nós, mas para cães pode ser fatal.
          Isso acontece porque o chocolate tem um componente chamado teobromina que o organismo dos cães não consegue metaboliza-lo, isso faz com que o cão fique intoxicado. Já no nosso organismo é metabolizado facilmente.
       A intoxicação por chocolate, assim como por produtos tóxicos e plantas, são as causas mais comuns de intoxicação de animais de estimação. Mas essa intoxicação é relativa ao tamanho do animal e a quantidade de chocolate (que corresponde a quantidade de teobromina).

SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO

      Se você perceber que seu cão consumiu uma  grande quantidade de chocolate, o ideal é leva-lo a um médico veterinário, assim poderá evitar qualquer acontecimento pior. Geralmente o tratamento para esses casos é a indução do vomito ou a lavagem estomacal.
       Se você não presenciou a ingestão do chocolate por seu cão, ele pode apresentar alguns sinais como vômitos ou diarreia algumas horas depois do consumo. No caso de intoxicação grave, ele vai apresentar taquicardia, tremores, convulsões e até mesmo a morte.

RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR A INTOXICAÇÃO

    Como diz o velho ditado"É melhor prevenir do que remediar", então a prevenção é a chave do negócio. Essas recomendações não servem somente para intoxicação por chocolate, mas a qualquer substancia tóxica.

- Não deixe ao alcance do seu cão produtos nocivos como o próprio chocolate, plantas toxicas, produtos de limpeza, etc.

- Treine seu cão para que só coma na hora que lhe for oferecido, e assim não roube alimentos das mesas, lixo, etc.

- Importante conversar com familiares e visitantes a respeito de dar petiscos ao seu cão com a intenção de agrada-lo. Se tiver criança em casa também é importante educa-la quanto a esse comportamento, principalmente na Páscoa onde provavelmente muitos pedacinhos de chocolate ficam dando bobeira pela casa.

TRATAMENTO

      Não existe antídoto para a intoxicação por teobromina, por isso deve ser feito um tratamento de suporte para aliviar os sintomas. A intoxicação é uma emergência médica, e na maioria dos casos é necessário internação.
      Se a digestão tiver sido em até 3 horas, o vômito deve ser induzido. Se tiver mais de 3 horas ou a indução do vomito não for satisfatória, deve ser feita a lavagem gástrica.        A reposição de fluidos também deve ser feita juntamente com a reidratação (soro). Pode ser usado também um calmante como o Diazepam para diminuir a excitabilidade, controlar e evitar convulsões. Um ótimo componente também é ótimo no auxilio da desintoxicação é o carvão aditivado. 

     É muito importante estar sempre atento nos sinais de intoxicação do seu animal, pois o quanto antes for revertido o quadro, mais chances de recuperação ele tem.