Início

Atropelamento

acidente em cães         Sempre que seu animal for atropelado PROCURE O VETERINÁRIO IMEDIATAMENTE, pois, por mais que ele aparente estar bem e com poucos ferimentos externos, ele pode ter ferimentos internos que vão complicando com o passar do tempo.
Até que chegue ao veterinário ou se ele estiver indisponível no momento, você pode tomar algumas medidas:

- VERIFIQUE A RESPIRAÇÃO
Se o animal estiver tendo uma parada respiratória, a prioridade é fazer a respiração voltar. Segure a boca do animal com a mão, ponha sua boca sobre seu nariz e dê duas rápidas sopradas.Repare se o peito infla, depois continue dando de 15 a 20 sopradas por minuto, até que o animal volte a respirar por si mesmo ou até que consiga socorro médico.

- VERIFIQUE OS BATIMENTOS CARDÍACOS: Encoste seu ouvido ou a palma de sua mão contra o peito do animal, atrás do cotovelo esquerdo.

- FAÇA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR: Caso você não consiga ouvir o batimento cardíaco, terá que fazer compressão no peito para forçar o sangue a correr pelo corpo.

Animais de porte pequeno - Ponha sua mão em concha sobre a extremidade do peito que fica logo atrás do cotovelo. Aperte firmemente com seu polegar de um lado e os outros dedos no outro, pressionando cerca de 1 cm, de 80 a 100 vezes por minuto. Alterne uma respiração a cada 5 compressões.

Animais de porte médio para grande - Precisa ser deitado de lado em uma superfície reta e firme. Coloque as mãos uma sobre a outra sobre o peito do animal. Tente comprimir o peito em cerca de 25 a 50% a cada compressão. Alterne compressões com respiração. O objetivo é de 80 a 100 compressões por minuto.

Continue com a respiração artificial e a ressuscitação cardiopulmonar até que chegue ao veterinário ou até que ele recupere.

- PARE O SANGRAMENTO: A segunda prioridade é parar o sangramento. Pressione uma compressa no local por 5 minutos. Não troque a compressa quando ela estiver toda molhada de sangue, pois ela ajuda a evitar coágulos, então coloque outra limpa acima desta.

- VERIFIQUE AS GENGIVAS:  Elas deverão estar rosadas ou com cor escura. Se estiverem muito pálidas é porque o animal perdeu muito sangue e poderá entrar em choque. Enrole em uma toalha ou cobertos para mante-lo aquecido. Você pode também passar açúcar ou mel em sua gengiva para mante-lo consciente.

- CUBRA E PROTEJA OS FERIMENTOS;

- VERIFIQUE SE HÁ PATA QUEBRADA: Se suspeitar que a pata está quebrada, não há muito o que fazer. Leve ao veterinário em 20 minutos e toque na pata o menos possível.

- IMOBILIZE UMA PATA QUEBRADA: Se for impossível chegar rápido ao veterinário, será preciso imobilizar a pata machucada. Use pano ou gaze para proteger os ferimentos visíveis, depois enrole uma toalha em torno da pata. Depois use algo rígido para imobiliza-lo, como uma colher de pau. Por último, mantenha isso tudo junto com fita adesiva.

- MOVIMENTE SEU ANIMAL COM CUIDADO: Especialmente quando a fratura é da pélvis ou da espinha. Uma prancha de madeira ou uma tabua de passar roupa pode ser usada para transporta-lo. A ideia é arrastar - não levantar- o animal para a superfície rígida.

 >> Sempre leve ao veterinário e siga todos os cuidados posteriores orientados por ele para a melhor recuperação de seu animal.